
Eleições 2010 - Você já pensou em quem vai votar?
Falta menos de 1 (hum) mês para as eleições 2010 (3 de outubro). Serão 6 candidatos dessa vez, portanto vale uma "colinha" na hora de aperta o "confirma", mas vale também, com alguma antecedência, uma passada no site Ficha Limpa(www.fichalimpa.org.br), para saber quem não merece nossos preciosos votos. Mesmo que o site não contenha tantas informações quanto precisamos, através da internet podemos consultar a ficha dos candidatos que pretendemos eleger.
Daniele Santos nos enviou um texto sobre o tema, que vale mais que uma conferida. Vale uma reflexão sobre o que queremos, podemos e teremos para os próximos quatro anos.
Boa leitura e ótima reflexão.
Por Daniele Santos
Quando escuto falar em corrupção envolvendo políticos, me vem na mente a mesma história de sempre: o voto consciente. Sinto-me envergonhada e de mãos atadas. Afinal, de quem é a culpa? É de todos nós, é daqueles que vende seu voto, que aceita tudo que um candidato diz, é daquele que troca voto por emprego, por dinheiro, por tantas coisas...
O Escândalo de Dourados (MS) é um exemplo perfeito de como se engana uma cidade. O prefeito Ari Artuzi e mais vinte e oito pessoas foram presas e indiciadas, acusadas de manter uma rede de corrupção, onde o próprio prefeito desviava dinheiro público e fraudava concorrências. Os empresários contratados irregularmente eram obrigados a pagar propina. Enquanto eles enriqueciam, a população estava morrendo nos hospitais, pois a verba para saúde foi reduzida em menos da metade.
Nessa reta de campanha eleitoral, seria bom se os eleitores tratassem o seu voto como se fosse algo de grande importância. O poder de um voto é tão grande, que muitos não têm noção e o trata com banalidade. Isso explica a quantidade de gente querendo entrar na política, apenas com intenção de enriquecer e obter um emprego público. É cantor, humorista, ex-jogador...
Hoje em dia não há desculpa para não ter acesso à informação, a mídia que pode mostrar o que o seu candidato já fez no passado, o que está fazendo (se tenta a reeleição) e ainda saber o que ele fará caso seja eleito. Se o seu candidato tiver um site, procure ir até ele e veja as suas propostas. Se são concretas e fundamentadas. Acompanhe debates na tevê, consulte o www.fichalimpa.org.br. Não meça esforços pra saber quem é verdadeiramente o seu candidato.
Por incrível que pareça, tem gente por aí votando em candidato que já foi condenado e que está afastado por improbidade administrativa. Acontece, porque ninguém se dá ao trabalho de se informar! Agora mesmo acabo de ler que o Ministério Público Eleitoral denunciou cinco deputados da Alerj ( Assembléia Legislativa do Rio de janeiro), pela utilização eleitoral do programa “ Minha casa, Minha Vida” do governo federal. Esses deputados estão tentando a reeleição... Já liguei a minha antena com eles!
Pra mostrar que qualquer um engana o eleitor, um programa humorístico noturno, inventou um candidato, fez a campanha de corpo-a-corpo e conseguiu eleitores. Dá pra acreditar? Gente que nunca ouviu falar no candidato, aceitava suas propostas “de cara”, sem ele fazer muito esforço. Dá até um frio na barriga, pensar que existem pessoas nesse nível de esclarecimento.
Por isso, que nunca é demais falar sobre o voto consciente, ele é muito necessário e evitaria muitas decepções, como as que cometemos no passado, assim que nos foi dado o direito de ir às urnas democraticamente. Hoje em dia, não podemos mais atrasar o nosso andamento político e retroceder, temos que seguir em frente e punir os maus políticos, cobrar os resultados, as promessas, o que deveria ter sido feito e o que terá que ser feito. Temos que tomar a frente do que é nosso por direito, a sociedade.
Voto limpo e consciente, já!
1 comentários:
Amigos.
Essa vida é cheia de decisões difíceis. Faz parte. Viver é se posicionar sim. Só que num país onde se prima pelo movimento da omissão, pela PAZ FICTÍCIA, acabamos anestesiados por um falso sentimento de paz. Acabamos reforçando ideológicamente o continuismo cruel que nos é imposto. Que situação!!! Décadas de dominação militar, seguidas de uma "abertura", que nos impôs nova ditadura - a ignorância de um povo que se acha livre ao receber como paga de uma luta insana e infrutífera-, o "direito" de receber bolsas famílias, esmolas, créditos fáceis nas Casas Bahia e etc's e tal. Tudo bem! Somos um povo de paz. Paz com ignorância e com obrigatoriedade democrática de votar. Em quem?!
As opções são bizarras pois nos vemos tolhidos em eleger quem entende o que necessitamos. O que seria digno. Entendo esse momento de voto obrigatório como o de refletirmos sobre o que seria o ideal, e o que poderá ser uma forma de interromper mais essa ditadura petista. Temo muito enxergar o Brasil como uma outra Venezuela. Fácil chegar a essa conclusão. É só vermos quem tem se sentado a mesa do banquete sul americano. E as populações enebriadas com as cestas básicas, sem um caderno sequer - um livro, um ensino de qualidade. Sem cuidar da saúde física e mental. Nossa! Como somos felizes!
A gente não quer só comida e bebida. Precisamos usufruir da cidadania nesses novos tempos, diversão e arte. Quem não se lembra desse refrão mais completo cantado em versos nos movimentos pop rock anos 80 ? Se vão 30 anos!
Se pensarmos bem, saberemos em quem votar nesse pleito. Não votar só seria uma solução se fosse unânime. Seria um manifesto de nossa insatisfação. Temo que devemos votar no menos pior...por hora. Até que possa haver tempo, reflexão, e atitudes para podermos eleger os candidatos ideais para as novas gerações.
Pode parecer falsidade ideológica, mas em certos momentos, temos que pegar um desvio para chegarmos a um destino mais justo.
Façam as contas! Comparem as estatísticas, e votem conscientes.
Postar um comentário